Futebol Equilibrio RR

"BUSCA IDENTIFICAR, CORRIGIR E
MANTER O EQUILÍBRIO DA ESTRUTURA
DE UMA EQUIPE DE FUTEBOL"
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
MARCANDO PRESENÇA

Esquema Tático

É a formação inicial de uma equipe de futebol no inicio da partida. São várias as formações, as quais são denominadas por números (4-4-2, 4-3-3, 3-5-2, etc.), que refletem a disposição dos jogadores nos setores de defesa, meio campo e ataque. O esquema tático é implantado de acordo com a tática que o treinador vai usar para a partida.

O futebol é um jogo coletivo onde cada equipe tenta dificultar as ações adversárias, através do esquema tático, que é o posicionamento dos jogadores dentro do campo antes do início da partida (jogadores posicionados estaticamente). Alguns autores como, DRUBSCKY, Ricardo em “O Universo Tático do Futebol, Escola Brasileira, Belo Horizonte: Health, 2003” define esse posicionamento dos jogadores como Sistema Tático..
Para Quina (2001, p.29) “os sistemas de jogo, também chamados de dispositivos táticos, representam o modo de colocação dos jogadores no terreno de jogo”.

 

 

 

Exemplo de esquema tático

 

Esquema 4-4-2 Quadrado

Fonte: Livro Universo Tático do Futebol, p.123.

 

Esse esquema 4-4-2 tipo Quadrado, pode ser ofensivo ou defensivo com poucas alterações. Permite uma enorme variação de posicionamentos do meio de campo para frente e tem dois jogadores para cada posição, facilitando a distribuição das tarefas. Utiliza-se dois laterais que se alternam no momento do apoio ao ataque, um volante mais centralizado e outro que faça cobertura dos laterais, dois meias que participem da marcação e cheguem bem à frente e um atacante mais de área e outro com boa movimentação.  Na configuração acima, os volantes e meias formam um quadrado.

 


 

Esquema 4-4-2 Losango Ofensivo

Fonte: Livro Universo Tático do Futebol, p.123

 

Esse esquema 4-4-2 tipo Losango Ofensivo, tem por característica a facilidade de se montar triângulos no seu posicionamento pela disposição dos jogadores em campo. Torna-se ofensivo quando utiliza um volante e três meias. Com o losango, há espaço para o adversário nas laterais na linha média.

 


 

Esquema 4-4-2 Losango Defensivo

Fonte: Livro Universo Tático do Futebol, p.123.

 

Esse esquema 4-4-2 tipo Losango Defensivo, tem por característica a facilidade de se montar triângulos no seu posicionamento pela disposição dos jogadores em campo. Torna-se defensivo quando utiliza três volantes e um meia. Com o losango, há espaço para o adversário nas laterais na linha média.

 


 

Esquema 3-5-2 Defensivo

Fonte: Livro Universo Tático do Futebol, p.126

 

Esse esquema 3-5-2 permite armação de jogo pelos alas. Os laterais passam a ser chamados de alas porque ganham novas funções tanto na parte defensiva quando deve marcar mais “por dentro” quanto na parte ofensiva quando tem participação ativa na armação do jogo. A cobertura dos alas necessita de muita coordenação defensiva e o adversário tem possibilidades de criar mais dificuldade se entrar com 3 atacantes. A inteligência e as características dos alas são fundamentais para que esse sistema de jogo funcione. Com a formação 1 volantes e 2 meias, os alas tem uma função defensiva.

 


 

Esquema 3-5-2 Ofensivo

Fonte: Livro Universo Tático do Futebol, p.126.

 

Esse esquema 3-5-2 se torna ofensivo com a formação 2 volantes e 1 meia. Os alas têm uma função ofensiva mais importante, pois terão que dividir com o meia a responsabilidade da armação do jogo e chegada ao ataque.

 

 

OUTROS ARTIGOS



See this site in your language.